sábado, 7 de fevereiro de 2009

a viagem do elefante

....................................................................................................................

ai ai. que coisa.
pedi A Viagem do Elefante, do José Saramago, de amigo secreto no último natal. fiquei super empolgada pra ler. há algum tempo, sei lá, uns 10 anos, li Ensaio sobre a Cegueira. foi, pra mim, um daqueles livros que a gente não fica em paz enquanto não termina. apesar das características muito próprias da forma de escrever do Saramago, que acabam por dificultar em alguns momentos a leitura, adorei Ensaio sobre a Cegueira. me impressionou bastante e me fez pensar bastante. fiquei achando "pô, Saramago é bom", apesar do carlos insistir que é horrível. inclusive essa foi nossa primeira discórdia literária.


então eis que o cara, resolve lançar seu último livro - o do elefante. e o carlos, pra minha grande surpresa, vem me contar que leu uma crítica dizendo que essa estava sendo considerada a obra que fez Saramago voltar a boa literaruta, após uma fase meio ruimzinha. enfim, um livro ótimo. e ainda por cima o livro está na lista dos mais lidos. como agora tenho feito um esforço pra parar com essa besteira de renegar o que a maioria gosta, pensei "se tem tanta gente assim lendo, ruim não deve ser". e me empolgei com a idéia de ler A Viagem do Elefante. e me estrepei (hei, nunca tinha escrito essa palavra...)


enfim, o livro é péssimo. conta a viagem de um elefante. dãr. é isso. o tal elefante é dado de presente pelo rei de portugal. e o bichão tem que viajar até viena passando pela espanha e itália. então um narrador oniscinte, mas que não sabe o que o elefante pensa, nem se pensa, vai contando os detalhes dessa travessia. e acaba falando mais do cornaca, o cara que cuida do elefante. é isso. e pra completar, o elefante morre no final.


pronto, você não precisa ler. já li por você.

.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu AMEI esse post.

Tainá disse...

mesmo? ai, fico tão insegura toda vez que invento de escrever - ao invés de só colocar alguma coisa que já está pronta, mas que eu gostei. mas que bom. foi isso aí mesmo que achei. até queria escutar a opinião de outra pessoa que também tenha lido o livro. mas ainda não encontrei ninguém... ei, e A Sombra do Vento? terminou? gostou?