terça-feira, 19 de agosto de 2008

medula óssea

....................................................................................................................


Hoje Deus falou comigo: "Tainá, sou seu Pai e ordeno que does medula óssea”.

Tá. Não foi tão emocionante assim, mas olha só: já tinha pensado há algum tempo sobre essa coisa de doação de medula. Comecei a me interessar quando fiquei sabendo da campanha do Rhanyer Paullo. Pesquisei também nos sites da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e da Ameo (Associação da Medula Óssea) que são bem recheados de informações interessantes. Então já tinha decidido que ia fazer isso, que ia me cadastrar no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) através do Hemocentro para doar medula óssea.

Mas, não sei porque o assunto ficou de lado. Agora, surgiu lá na Santa Casa um pai de um paciente, um menino de 7 anos que está muito doente e precisa muito de um transplante de medula óssea. O pai do garoto movimentou todo mundo no hospital pra fazer hoje um dia de coleta lá mesmo. Tratamos de divulgar pra todo mundo e esperamos que nossa ação ajude.

Então nesse clima todo, resolvi: era hoje, lógico e simples. Me cadastrei, coletaram meu sangue e fiquei feliz esperando que possa ajudar alguém. Aí, fui pra casa, almocei e fui ver House com o carlos. Cê não vai acreditar: o episódio de hoje foi sobre um garoto que estava morrendo porque precisava de um transplante de medula óssea. Ce acredita?

Pois é. Fiquei pensando nisso.

Mas o incrível mesmo é essa história do transplante. Essa possibilidade que a gente tem de curar alguém com algo que temos no nosso corpo. De repente alguém que está do outro lado do país, que não tem nada a ver com você está morrendo. Mas, por algum motivo, você - e só você - pode salvar essa vida.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Pois é. Então levanta daí e vai até o posto de coleta. Passa lá na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia ou em qualquer posto de coleta do país. Aqui em Goiânia, você também pode ir no Hemocentro Coordenador:

Hemocentro Coordenador
Av. Anhaguera nº 5195 - Setor Coimbra, em frente ao Terminal da Praça A, ao lado do Hospital Materno Infantil; fone: (62) 3201-4575 / (62)3201-3580; email: hemocentro@saude.go.gov.br; horário de funcionamento: de segunda a sexta 07:00 às 17:00 sem parar na hora de almoço.

Aqui, tem uma lista bem legal de postos de coleta. Aqui tem outra lista.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA:

Quem precisa de Transplante de Medula Óssea
O Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado principalmente para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula óssea, como doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças auto-imunes.

Compatibilidade
O doador compatível deve ser procurado em primeiro lugar, na família. Entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe, a chance de encontrar um irmão idêntico é de 25%. O grande problema é que aproximadamente 60% dos pacientes não encontram doador na família e precisam buscar um doador compatível voluntário cadastrado no registro brasileiro de doadores de medula óssea (REDOME). Ainda assim, a chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a uma em 1 milhão.

Passo a passo da doação de medula óssea no Brasil:
· É preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde.
· É necessário se cadastrar como doador voluntário em um Hemocentro.
· No cadastramento, os voluntários doam apenas 10 ml de sangue;
· Essa amostra passa por um exame de laboratório, chamado teste de HLA, que determina as características genética do possível doador;
· As informações são colocadas em um cadastro nacional, o REDOME, ou Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea;
· Quando alguém precisa de transplante, os técnicos do REDOME fazem a pesquisa de compatibilidade por entre os registros de todos os doadores cadastrados;
· Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer outros exames de compatibilidade genética. Se o perfil coincidir com o do paciente que precisa do transplante, o voluntário decide se realmente quer doar;
· Há formas diferentes de fazer a doação. Na mais comum, o doador recebe anestesia geral. Com uma agulha, a medula é aspirada do osso da bacia;
· A quantidade de medula doada é de apenas 10% da medula total. Em 15 dias ela já estará recomposta.

Entre 10 e 15 dias depois de receber um transplante de medula, o paciente se recupera quase completamente.

Quem não pode doar
Não pode ser doador de medula óssea, a pessoa que tem ou já teve: hepatite b, c, HIV, sífilis , chagas, leucemia ou algum tipo de câncer no sangue.

.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem. Parabéns.

Tainá disse...

parabéns não. você vai se cadastrar também, amorzinho lindo.